Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página
mesa suspensa com laterais, fixa na parede cor creme com banqueta estofada a frente e objetos decorativos

Trabalhar a individualidade e a concentração em meio ao ambiente colaborativo

16 novembro | POSTADO ÀS 10:11 H

A Novidário acompanha de perto as transformações dos ambientes corporativos. Como defendemos em nosso novo Ebook, o futuro pede mudanças profundas na ocupação dos escritórios e na vivência dos funcionários dentro dele. Porém, nem todo o rigor da tradição é jogado fora. Diferentes momentos, equipes e até indústrias pedem pelos espaços mais tradicionais, que não deixam de ser trabalhados.

Estamos falando das áreas de trabalho coletivo ou individual. Não necessariamente colaborativos, pois o trabalho individual, mesmo que em ambientes compartilhados, também é fundamental para o desenvolvimento das atividades do dia-a-dia.

Individual em meio ao coletivo

Estes espaços de trabalho coletivo ou individual costumam carregar a maior parte da rigidez dos escritórios. Não há atmosfera mais antiga do que a redação de um jornal ou os cubículos de uma grande empresa. Ressignificar estes locais exige doses de respiro em meio a estes ambientes, normalmente caóticos. Neste contexto, a Estação de Trabalho Jataí se encaixa muito bem. Composta de módulos, pode ser combinada de diversas maneiras, provocando o respiro que o ambiente pede.

A Estação pode vir em dois modelos de tampo, sendo o modelo quadrado e o retangular. Ambos trazem duas possibilidades interessantes, podendo funcionar para rápidas reuniões ou para o usuário trabalhar um pouco em pé nos modelos com a mesa auxiliar alta. Alterar a postura durante o trabalho é essencial para evitar o cansaço e as lesões por movimentos repetitivos.

Gaveteiros Volantes, como o da imagem, ainda podem flutuar pelo espaço. Reuniões rápidas podem ocorrer utilizando-os como bancos, enquanto cumprem sua função de arquivo.

Concentração em foco

Ainda na linha do trabalho individual, as salas de foco cumprem um papel importantíssimo, mesmo em ambientes colaborativos. Isto, pois mesmo em meio a promoção da colaboração, a concentração e tarefas individuais não perde a importância. Trata-se de um espaço que garante o máximo de concentração, silêncio e tranquilidade, onde o funcionário pode fazer videochamadas, assistir aulas e palestras ou realizar leituras. são fatores que tornam a sala de foco um ambiente fundamental em um espaço de coworking; um refúgio dentro do ambiente colaborativo.

Assentos individuais, como a Cadeira Colmeia, respondem a essas demandas. Junto da Escrivaninha Jataí, compõe um local de trabalho individualizado e espaçoso, onde os projetos que demandam concentração podem ocorrer livremente. Ilhas de concentração e privacidade também podem ser construídas com as Cabines Própolis, que levam o conceito do foco ao extremo, fechando suavemente sobre o usuário, que se vê completamente focado naquilo em que está trabalhando.

Ressignificando o tradicional

Empresas que apostam na colaboração para aumentar a produtividade e o bem-estar entre os colaboradores e parceiros não podem deixar de lado a individualidade. A Novidário trabalha para ressignificar estas demandas, mais ortodoxas, e adequá-las à nova realidade do escritório do amanhã. Trabalhar a mobília para salas de foco, locais coletivos e trabalho individual é uma das soluções que buscamos rumo ao escritório do amanhã. Veja mais em nosso novo Ebook, disponível para download gratuito, “Co-criar: A nova maneira de trabalhar”.



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga