Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página
Refeitório com linha Jataí

Refeitório escolar: um ambiente multiuso

15 julho | POSTADO ÀS 06:07 H

Encontramos na metodologia ativa de ensino – em que os alunos aprendem a partir das suas experiências – algumas discussões de como transformar o refeitório escolar num ambiente multiuso. Seguindo a premissa de que todos os ambientes escolares devem ser pedagógicos, o refeitório também está incluso nesse cenário.  O ambiente deixa de existir apenas como um local em que os alunos se alimentam rapidamente e abrem espaço para outros usos, podendo acontecer atividades como, por exemplo, aulas de culinária, atividades de química ou física, apresentações de trabalhos e discussões em grupo.  

Somando-se à metodologia ativa, o modelo de ensino híbrido, que já era uma tendência, se transformou em realidade com a pandemia. A necessidade das escolas repensarem seus ambientes para poder dividir as turmas em grupos menores e em diferentes atividades, fez do refeitório um ambiente chave.  

A partir dessas ideias e tendências, surge a pergunta: como transformar o refeitório escolar em um ambiente multiuso? 

A escolha do mobiliário é fundamental para influenciar no modo como o espaço vai ser utilizado. Pensando nisso, elegemos alguns móveis para compor esse novo refeitório, sendo eles móveis com design brasileiro e cheio de personalidade.  

Mesa e bancada Favo

Um refeitório tradicional pode se transformar facilmente em um ambiente mais ativo fazendo um mix de alturas de mesas. Misturar uma mesa retangular, com banco coletivo ou cadeira escolar, e bancada alta com banquetas, pode ser uma aposta divertida. A diferença de altura de mesa faz com que exista mais de um modo de sentar, consequentemente de se agrupar, de comer e de trabalhar.  

Arquibancada Jataí

Falando em multiuso, a arquibancada Jataí se encaixa bem no perfil. Quando composta com bancos e banquetas, ela pode servir de apoio para refeições. E quando o ambiente está sendo usado para outras atividades como, por exemplo, apresentações de grupos, ela volta a ser uma arquibancada. No final dos ciclos ou conclusão de projetos ela também é perfeita para expor os trabalhos.  

Módulos AZ

Os módulos A e Z podem ser usados juntos ou separadamente. Quando combinados com o banco Pólen e a banqueta Favo, os módulos possibilitam diferentes usos. O módulo A é um banco que, junto com a banqueta favo, ganha um apoio de mesa. O módulo Z é uma mesa que já tem um banco, mas pode multiplicar sua capacidade com os bancos pólen. O seu design criativo e inovador possibilita até que ele seja usado como aparador. Super criativos e flexíveis, os módulos são ideais para reunir pessoas em volta deles, o que é fundamental para ambientes multiuso.  

Mesas Restaurante e Bistrô

mesa restaurante e a mesa bistrô são mesas para serem usadas por 2 pessoas. Podem ser combinadas com as cadeiras pólen ou colmeia, e com as banquetas favo. Essas possibilidades deixam o ambiente bem aconchegante e proporcionam um lugar bacana para troca mais privada entre os alunos. É importante ter alguns lugares mais reservados no ambiente.  

Para um refeitório multiuso ideal, é importante analisar como o espaço será usado, por quantas pessoas e por quanto tempo. A grande vantagem é perceber que um ambiente que era usado apenas para uma finalidade e por um período reduzido durante o dia ganha tantas possibilidades.  

Com o objetivo de garantir a flexibilidade destes ambientes, a Linha Jataí tem móveis leves feitos em aço e chapa de compensado, o que facilita na hora de alterar a disposição dos móveis, quando for preciso. Para criar um ambiente alegre e dinâmico, uma dica importante é usar e abusar das cores. As cadeiras e bancos podem ser coloridos enquanto os tampos das mesas mais sóbrios. O resultado é um refeitório multiuso, flexível e divertido. 



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga