Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página
criança sentada no chão alcançando livros no expositor de madeira em biblioteca comunitária

Novidário Social apresenta: Projeto Vaga Lume

23 novembro | POSTADO ÀS 02:11 H

As marcas do amanhã, alinhadas com a contemporaneidade, são aquelas que extrapolam seu campo de atuação, deixam de lado por um momento as planilhas e receitas, e buscam devolver à sociedade parte dos bens que, junto dela, construiu. O COP26, principal conferência sobre mudanças climáticas do planeta, levantou novas preocupações sobre a emergência climática, que requer da sociedade ações concretas. Nós, da Novidário, estamos atentos as questões sociais e ambientais e apoiamos nossos clientes e parceiros em seus projetos. Nesse caminho apoiamos o Projeto Vagalume pois acreditamos que um dos caminhos para construir um futuro mais sustentável é democratizando o acesso à leitura e à educação!

O Projeto Vaga Lume nasceu em 2001 e, desde então, conquistou prêmios e reconhecimentos no Brasil e no mundo. Tudo graças a um grupo de três amigas que, viajando à região amazônica, não se contentaram apenas com a experiência turística, mas optaram por trocar, aprender, conhecer e se envolver com a comunidade local. Tiveram, então, a ideia de levar livros e instalar bibliotecas nas comunidades ribeirinhas que visitavam. A iniciativa foi muito bem aceita e fez com que, antes de aterrissarem de volta em São Paulo, cartas de outras comunidades já estavam aguardando-as para novas aventuras.

A Novidário apoia a causa

As bibliotecas que a Vaga Lume promove e ajuda a instalar são comunitárias e carregam consigo a bagagem do coletivo, algo que a Novidário preza muito. Por isso e muitos outros fatores, entramos em cena para repensar e adequar a infraestrutura das bibliotecas. Desde 2018, a Novidário desenvolve sem fins lucrativos o mobiliário de marcenaria customizada que é enviado para as bibliotecas comunitárias no Programa Expedição, exclusivos para o Projeto Vagalume.

A demanda veio do crescimento do projeto, em volume e importância. Foram 64 novas estantes que o Vagalume enviou para 20 municípios amazônicos em 2015. A fim de renovar o material, e reproduzi-lo mais rapidamente, a nova estante “tem um novo desenho, mais lúdico e moderno, e os livros ficam super acessíveis para crianças de todas as idades.” consta no perfil oficial do Instagram do Vaga Lume. “O planejamento do design e da fabricação das estantes só foi possível graças às parcerias estabelecidas com as equipes do @novidario, que criaram o modelo e da @madeiradesign que confeccionaram as estantes enviadas.” acrescentam.

Vaga Lume na mídia

Este ano, o projeto está concorrendo ao prêmio mais importante da literatura brasileira: o Prêmio Jabuti. O Vaga Lume é um dos finalistas da categoria Inovação e Fomento à Leitura.

Conheça, apoie, envolva-se

Ficou interessado? O Vaga Lume não para de se articular para seguir com o trabalho nas comunidades amazônicas. Todos os anos rolam encontros, iniciativas, crowdfundings e outros trabalhos coletivos para que cada vez mais pessoas possam se envolver no programa. Saiba mais no site do projeto!



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga