Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página
corredor com moveis colaborativos da linha Jataí em uso

Móveis multifuncionais para áreas de uso compartilhado

16 setembro | POSTADO ÀS 12:09 H

Foi-se o tempo de pensar o mobiliário preocupando-se única e exclusivamente com a estética. Os comportamentos e as tendências avançaram de tal maneira que o universo do design e da arquitetura está, cada vez mais, de olho na multifuncionalidade e na flexibilidade de móveis para home office, para escolas ou para ambientes colaborativos diversos. Em sua capacidade de transformar e romper com o padrão desses ambientes.

Ambientes mais tradicionais têm só a ganhar com a versatilidade e flexibilidade de móveis que buscam dinamizar tais espaços. A Novidário, que começou desenhando móvel escolar, hoje apresenta diversas linhas de soluções em mobiliário, oferece alternativas a ambientes corporativos e de aprendizagem refletindo sobre a multifuncionalidade das peças no espaço.

Arquibancada Favo, um móvel com múltiplos usos

As Arquibancadas Favo, que podem ser combinadas com as banquetas, ajudando a descomprimir a “topografia do lugar”. Proporciona níveis de altura que descontraem a convivência no espaço coletivo, de modo que pode-se sentar ou apoiar em qualquer dos níveis da peça. 

Elas podem servir como mesa refeitório, com a banqueta de uma lado ela fica com altura de bancada e o banco no lado oposto ela fica com altura de mesa. Finda a refeição, podem organizá-las como num auditório para escutar um anúncio ou uma palestra. Muitas escolas também as utilizam como expositor de trabalho, principalmente para exposições de final de projetos ou final do ano. 

Outra maneira de intervir nos espaços com níveis e desníveis é utilizando os Palcos Modulares, da nossa Linha Jataí. As peças são leves e versáteis, podem ser combinadas e servir para diversas funcionalidades. De palcos, facilmente podem servir de arquibancada, acentuando ainda mais a descompressão. Ainda, podem servir como apoio para atividades lúdicas no chão, ou até como mesinha de centro, em alguns casos.

Módulos A , Z e G para ambientes colaborativos

Em forma de letras, que dão nome às peças, os Módulos foram idealizados para espaços colaborativos. O modelo Z (à esquerda na imagem abaixo) é nitidamente uma mesa de trabalho. Banquetas e cadeiras somam facilmente ao redor da peça, pondo em prática a versatilidade da mobília no ambiente. À direita na imagem, o módulo A, fica mais no universo do banco. A Banqueta Favo soma muito bem com o espaço superior transformando um apoio. Coletivizando o uso do móvel para ambientes corporativos ou ambientes de aprendizagem.

O Módulo Pólen G, por sua vez, por mais que se encaixe bem nos espaços colaborativos, podendo somar com outros módulos de A a Z, são pensados para a individualidade. O fato da mesa e do assento estarem unidos em peça única, dão ao móvel mobilidade, mesmo sendo ele ausente em rodinhas. Tal dinâmica permite o remanejamento do móvel no espaço, possibilitando combinações diversas.

Outras maneiras de trabalhar e de estudar 

Estas soluções em mobiliário podem ser consideradas disruptivas, levando em conta o padrão tradicional dos espaços. Pensando no ambiente escolar, são diversas as áreas que podem contar com módulos e arquibancadas, que não somente a sala de aula, a fim de transformar a vivência. Um corredor, equipado de Módulos Jataí, pode tornar-se um refeitório aos intervalos, também uma exposição de trabalhos. Ou até um pequeno auditório, com as Arquibancadas, onde os alunos podem apresentar trabalhos oralmente, ou ouvir uma explicação de um professor.

Nos ambientes corporativos, a mudança ocorre na direção do uso coletivo, das novas formas de se encontrar e de se reunir. Peças que correm no espaço dinamizam o tamanho, por exemplo, das reuniões e funcionam muito bem em espaços colaborativos, como coworkings. 

A Linha Jataí foi pensada para romper com os ambientes tradicionalmente rígidos de trabalho e aprendizagem. Essa e muitas outras soluções de mobiliário para descomprimir e descontrair ambientes podem ser encontradas nas redes sociais da Novidário. No Instagram estão disponíveis fotos, vídeos e mais conteúdos referentes ao nosso trabalho. Não esqueça de checar o Blog, repleto de outros materiais.



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga