Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página

Como os móveis podem ajudar as escolas na volta ao presencial?

12 janeiro | POSTADO ÀS 11:01 H

A volta às aulas presenciais é um dos principais desafios de 2022. Após quase dois anos em ensino remoto e/ou híbrido, as escolas preparam-se para receber estudantes integralmente. Ainda, a experiência da pandemia trouxe uma série de mudanças a serem implementadas pelas instituições de ensino a fim de promover ambientes mais seguros e acolhedores aos alunos.

O principal aprendizado é simples: nem tudo será como antes. As aulas online, síncronas e assíncronas, deslocaram os educadores para fora da zona de conforto. Novos métodos foram testados e as dinâmicas de aula foram, certamente, afetadas. Para além da aula, o espaço, antes apenas o local de encontro, deve passar a ser visto com olhares de ressignificação.

Readaptando as realidades

A pergunta chave é: como traduzir as experiências que foram facilitadas pelo ensino online, como as salas simultâneas, do Zoom, e a redução drástica no tempo de deslocamento, ao ensino presencial pós-pandemia? 

No ensino remoto, cada um pôde montar o ambiente de estudo de acordo com suas demandas pessoais. A altura da cadeira, a profundidade da escrivaninha, anotar no papel ou no notebook etc., foram fatores que variaram de pessoa para pessoa.

Nós da Novidário, por meio do desenvolvimento de móveis para locais de aprendizagem, oferecemos soluções para adaptar os modelos de ensino rumo a uma pedagogia mais dinâmica e acolhedora. A começar por salas de aula que permitam ao aluno acomodar-se da maneira que mais o favorece ao estudo. Como na imagem abaixo, opções variadas de assentos, inclinações, apoios, carteiras, encostos, garantem que o estudante esteja confortável para o aprendizado; fator crucial para o maior aproveitamento do conteúdo.

Diversificando a sala de aula

A Linha Jataí está repleta de peças que podem compor uma sala de aula diversificada. É o caso da Poltrona Pólen, que junto das Mesas de apoio Pólen, trazem uma variação de ergonomia, diferente do tradicional, mas sem dispersar o objetivo principal: atenção e foco nos estudos.

Outra alternativa para salas de aula diversificadas é a Mesa Rebatível. Podendo ser Retangular ou Trapezoidal, as mesas possuem rodízios que possibilitam a dinâmica no espaço. Isto é, elas podem estar ora juntas, ora separadas, de acordo com a atividade que está sendo realizada. A Mesa Rebatível acomoda confortavelmente mais de uma pessoa, aproveitando melhor o espaço da sala de aula. Função parecida pode ser exercida pelas Bancadas Favo que, ainda que sem rodízios, acomodam tranquilamente até quatro pessoas.

Ainda assim, a individualidade não perde espaço em uma sala de aula diversificada. As Cadeiras e Carteiras Pólen, mais tradicionais, são boas soluções para as atividades individuais, que – é claro – não deixaram de existir com a pandemia. Elas podem ser dispostas de diferentes maneiras na sala, formando, por exemplo, rodas de discussão e conversa.



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga