Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página
foto da entrada da escola Camino School

Camino School: O ambiente ensina

28 dezembro | POSTADO ÀS 04:12 H

Novas maneiras de ensinar, aprender e estudar são discutidas diariamente e as instituições buscam acompanhar esse movimento trazendo em pauta projetos inovadores de ensino. A Camino School acompanha essa tendência e apresenta uma escola com rotina estudantil mais dinâmica, ambientes e móveis escolares flexíveis e aprendizagem ativa. Nós da Novidário temos o prazer de fazer parte desta história e junto do Guido Otero, do escritório de arquitetura GOAA, idealizamos os ambientes internos da escola. A escolha do mobiliário e o desenho dos layouts são resultado de inúmeras reuniões de briefing com Letícia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School, que idealizou cada ambiente em seus detalhes.

Ensino híbrido: novos desafios

O que caracteriza uma escola inovadora? Dentre as características principais, um espaço ativo, de ensino híbrido e personalizado que cativa os alunos e os torna parte do processo de aprendizado. A Camino atua nesse formato e, além de trazer um mobiliário que estimule essa sensação, os estudantes podem aprender de diversas maneiras, em salas de aula versáteis com diferentes possibilidades de layout, com o conjunto clássico de cadeira e mesa escolar, ou em poltronas, sofás, pufes e entre outros.

A tendência do ensino híbrido se estabeleceu com a pandemia e a Camino estava preparada para esse cenário. Os espaços da escola acolhem as atividades em sala de aula presencial e, junto com o uso de tecnologias de ensino remoto, os alunos em casa recebem o conteúdo gerado pelos professores.

Dentro e fora da sala

A integração entre as salas de aula e as áreas comuns da escola garantem uma fluidez entre os conteúdos trabalhados e as atividades realizadas, afinal, todos os ambientes da escola devem educar. A relação entre os espaços internos e externos transforma a rotina quebrando a barreira entre o aprender e o brincar, estimulando a criatividade e a imaginação dos alunos.

Corredores, pateos e área externa recebem móveis escolares que criam possibilidades diversas para aluno e professores explorarem os diversos conteúdos em estudo.

Novas formas de aprender

Entendendo que o aprendizado é subjetivo e que pode ser realizado de diversas formas, a Camino transformou o conceito tradicional de escola e trouxe um espaço que valida o modelo de aprendizado em seus diferentes formatos. Os alunos podem encontrar a melhor postura para estudo de acordo com suas preferências, no chão com mesas de apoio, em poltronas, cadeira e mesa, pufes, não importa! O aprender está na concentração e no conforto de cada um.

Hoje o foco é no aluno e o professor é facilitador desse processo criando vínculo e desenvolvendo as melhores competências do estudante. Novos caminhos de ensino precisam ser considerados e um ambiente mais acolhedor e criativo influência na relação aluno-professor, criando alunos mais criativos, confiantes e seguros, enquanto professores desenvolvem relações mais honestas e profundas com os mesmos.

Fotos por Manuel Sá.



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga