Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página

Bett Educar Brasil: integrando tecnologia no ambiente de aprendizado

10 maio | POSTADO ÀS 11:05 H

Desde que o ato de educar e o de aprender tornaram-se uma disciplina fundamental da vida em sociedade, construiu-se em torno deles um ambiente rígido física e emocionalmente. Mas, conforme a sociedade avançou em novas ideias e práticas sobre a aprendizagem, diversos movimentos afloraram mundo afora que buscaram pensar caminhos alternativos. Um desses movimentos é o Bett, um evento global que ocorre desde a década de 80, voltado ao universo da educação.

Nesta semana, entre os dias 10 e 13, o evento da flagship retornará presencialmente ao Brasil. Serão 4 dias de imersão nos conteúdos do evento, que ocorre em meio ao debate sobre o pós-pandemia e a integração das tecnologias nos ambientes de aprendizagem.

A Novidário é uma empresa conectada com os ambientes de aprendizagem por sua raíz. Em diversos projetos para escolas São Paulo afora, a Novidário buscou pensar estes ambientes com olhares de ressignificação. A Bett Brasil é mais uma das iniciativas que irão embasar futuros projetos do escritório no âmbito da educação.

Como era de se esperar, após um ano de pandemia, em que os modelos de educação tiveram de adequar-se aos cenários remotos e, mais recentemente, híbridos, a tecnologia e a inovação protagonizaram as discussões na versão realizada em Londres, em março deste ano.

Segundo Lord Jim Knight, palestrante da Bett UK, observa-se uma universalização das tecnologias móveis e digitais na área da educação. Em matéria publicada no site oficial do evento, Jim, que foi ministro britânico das escolas, se diz animado para participar do evento em São Paulo, este ano, a fim de observar de perto esta universalização.

Junto da tecnologia, a conversa não deixou de abordar temas dos mais atuais, que encontram na educação uma dose significativa de importância: diversidade e inclusão. O evento foi repleto de games e dinâmicas interativas que, com a ajuda dos adventos digitais, reforçaram a ideia de que o aprendizado pode vir das mais diversas maneiras.

No Brasil, cada vez mais iniciativas contam com os avanços tecnológicos para estruturar-se. Falando em educação, a tendência não é diferente. Um estudo conduzido pelo SESI em 2019, ainda antes da pandemia, apontava a presença de ferramentas de inteligência artificial na maioria das escolas por volta do ano de 2030.

É nessa toada que afloram iniciativas como o Mentes Notáveis. Pioneira na implementação da inovação e da digitalização da educação, está na linha de frente da adoção da inteligência artificial no desenvolvimento cognitivo de alunos. Na mesma linha segue a trilíngue, integral e tecnológica Camino School.
Oriunda de uma plataforma digital, a pandemia – que veio logo após a fundação – acabou por não ser o maior dos obstáculos. A escola nasceu de ideias inovadoras, que misturavam dinâmicas presenciais e remotas, a fim de transcender os padrões rígidos das convenções tradicionais.

A Novidário foi parceira da Camino na construção dos ambientes da escola, que visava traduzir a natureza inovadora do projeto. O caso foi para o ArchDaily, que comentou o projeto: “O programa de necessidades desta escola previa, em linhas gerais, salas de aula flexíveis, salas de artes, espaço maker, refeitório, um amplo espaço para formação de professores e áreas livres para abrigar atividades didáticas em pequenos grupos fora da sala de aula, muito importante neste programa educacional.”



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga