Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao aceitar estará ciente sobre o deles em nossas configurações de personalização. Para saber mais leia nossas Política de Cookie e Política de Privacidade.

link para whatsapp novidário
link para o topo da página
sala de aula da Beacon School com crianças sentadas em cadeiras e mesas infantis de marcenaria

Beacon School e Novidário: educação inovadora e design acolhedor aliam-se na missão de transformar a sociedade

09 dezembro | POSTADO ÀS 05:12 H

Desde 2010, a Beacon School é reconhecida pelo pela International Baccalaureate Organization como IB World School. Situada no bairro de Alto de Pinheiros, com campus na Vila Leopoldina, inaugurado em 2018, hoje a escola conta com mais de 1.000 alunos. A proposta de formação passa pela abertura do aluno ao mundo contemporâneo, sem deixar de valorizar suas raízes brasileiras, em um ambiente acolhedor e fértil à curiosidade. A Novidário está lado a lado com a Beacon desde o início do projeto, atenta e proativa frente às demandas de mobiliário que, numa proposta de educação acolhedora e colaborativa para com a sociedade, vão se transformando conforme o tempo.

Sócia-fundadora da escola, Luciana Leite, em entrevista para O Estado de S. Paulo conta um pouco sobre a missão da escola de promover uma educação transformadora para no século XXI: “Não há mais como ignorar, dentro da escola, a existência de “mundos tão diferentes” lá fora, que precisam de soluções cada vez mais urgentes e sustentáveis para que possamos crescer como sociedade e como país, num mundo em constante mudança”.

Neste movimento de transformar a vivência nos ambientes de aprendizagem a Novidário está na linha de frente. E em parceria com a Beacon School, lançamos a Linha Origem. A filosofia do projeto parte da harmonia entre as partes envolvidas. Foi de suma importância ter alinhados os princípios pedagógicos da escola, a planta inovadora e a proposta dos móveis da Novidário.

A linha foi desenvolvida a partir do mobiliário infantil e cumpriu o papel principal da Novidário no processo de ambientação da escola. O acolhimento, peça chave da filosofia do projeto, se dá primeiro pela escolha dos materiais das peças.

A Poltrona Lolo, por exemplo, combina a ergonomia ao acabamento. Dispostas pela biblioteca, podem servir para uma leitura atenta e confortável, assim como podem, em um ambiente de sala de aula, abraçar dinâmicas que pedem maior descontração. No intervalo, as cores, possibilitadas pelo acabamento customizável, são capazes de deixar a seriedade de lado, e contribuir para o ambiente do recreio. O mesmo acontece com os Colchonetes Dominó e com as Almofadas Jujuba, feitas do mesmo material e acabamento.

Na parte da marcenaria, a madeira clarinha dá o tom das peças. O que não exclui a possibilidade de colorir os tampos e assentos, como ocorre nos Bancos Mais e nas Caixas Origem. Os bancos, de alturas variadas, são ótimos para um lanche rápido, juntos das Mesas Origem, que por sua vez podem ser circulares ou retangulares. Mais tradicionais, as Cadeiras Origem também abrem espaço para o acolhimento. O acabamento de Fórmica também permite a coloração, fazendo da sala de aula um ambiente mais leve e acolhedor.

Projeto: Beacon School — Alto de Pinheiros

Ano: 2013 e 2015

Projeto de arquitetura: Escritórios Base Urbana + Pessoa Arquitetos

Fotos: Pedro Vannucchi



newsletter

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga